10/09/2023

Gostar mais de estar só

Muitos nomes são dados para quem gosta mais de estar só: eremita, antissocial, tímido, reservado...E existem muitas maneiras de ser neste espectro. Cada um se define.

Eu gosto de estar sozinha e não me sinto incomodada. Tanto que só me senti solitária, mesmo, uma vez na vida. Faço a distinção entre solitude e solidão. Solitude é por vontade e algo agradável. Solidão, geralmente, é por circunstâncias e desagradável.

Também não quer dizer que não se aprecie a seleta companhia de alguns humanos. Estas acompanhada de gente que não acrescenta nada é suplício. Multidão então, nem pensar! Seletividade é a palavra.

Geralmente, o solitudinário, também aprecia muito o silêncio e somente os sons que vêm da Natureza original (pássaros, vento, água...). 

Dizem que os humanos são animais sociais, é quase uma frase pronta para tentar nos "converter" (a ter uma vida miserável seguindo o que os outros acham melhor para nós), mas em todos os primatas sociais existem não só períodos de ser sozinho, como alguns optam por ser mais à parte do grupo. Então não somos mandatoriamente condenados e vivermos durante todo o tempo em bandos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! É sempre interessante trocar ideias por aqui.