29/01/2023

Simplificação

 Não é bem minimalismo, é simplificar mesmo. Tenho receio que as palavras da moda, de tantas vezes ditas, acabem ficando vazias e sem sentido.

Faz muito tempo que venho neste processo de simplificação. Nunca fui de ter muitas coisas, mas talvez o marco consciente de minha vida adulta tenha sido quando me mudei e tive que deixar praticamente tudo para trás. Fui para uma cidade onde as casas e apartamentos são comumente mobiliados (cidade universitária) e era muito longe para eu tentar me apegar a alguma coisa e levá-la, sem grana, na época. Foi o estritamente necessário.

Passei meses dormindo em um colchão, com cobertor emprestado (que depois foi doado para mim), caixas de plástico de roupeiro e caixas que só valiam a pensa serem abertas, em um lar mais permanente, bastante tempo depois. Não me queixo. Fez maravilhas para a minha vida. Descobrir que se vive com muito pouco, valorizar as experiências e não os bens, me fez transitar mais leve pela vida. Depois, estabilizei.

Agora sinto novo ânimo de simplificar mais ainda, talvez sejam os ares de uma possível aposentadoria daqui uns anos (5, calculo eu). Os livros, tão pesados, agora cabem em uma prateleira. O que não uso, doo ou tento ver se tem outras utilidades. Canecas viram porta-lápis,  potes de conserva de vidro viram potes de mantimentos etc.

Não quero nada que sobre. Não aconselho este tipo de vida para todo mundo. É o estilo que me faz bem, me deixa leve, com menos preocupações. Cada um vive como pode, como sabe, como dá.

Só sei que quero menos, muito menos, quero uma vida despojada, muito muito simples. Não é mérito, nem "elevação espiritual" não, é não querer estar sobrecarregada ou preocupada. Para mim, dá certo, tem me feito mais contente e tranquila.

🍵


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! É sempre interessante trocar ideias por aqui.