26/05/2024

Andor Stern

 Eu, da mesma forma que respeito você, respeito minha cachorra e até uma planta. Porque a vida sempre merece todo o meu respeito. 

...

Acordar todos os dias de manhã pode ser uma rotina para qualquer um, mas, por causa do que vivi, é um milagre para mim. Banho quente, escova de dente, uma camisa limpa, um sapato confortável e um terno. Tudo isso pra mim é um presente. Pego meu carro e vou para onde quero e sei que ninguém vai me enfiar uma Beretta na cara. Sou livre. Preciso de mais alguma coisa?

(Fonte: https://istoe.com.br/o-odio-nao-resolve-nada/)

19/05/2024

José Luis Palma

Los dos hechos más importantes en la vida de un ser humano, nacer y morir, son ajenos a nuestra voluntad: nadie puede elegir nacer y nadie puede elegir no morir. Sin embargo, entre nacer y morir está comprimida la vida, no por los años que vivamos, sino por cómo los vivamos.

16/05/2024

Rendição

Vocês já pensaram que nem tudo tem conserto? E que, algumas coisas, devem não ter conserto? Humanos têm esta mania de consertar tudo.

Muitas paisagens são criadas pelo desarranjo de pedras, de rios, da vegetação: avalanches, enchentes, secas, vento, fogo. E assim é, mudança no seu fluxo.

Diarreias devem ser diarreias para expulsar o elemento tóxico do corpo. Só se tornam perigosas em extremos. A tosse e os espirros também, só devem ser parados quando começam a fazer mal ao corpo. Vários processos corporais devem seguir seu curso até um determinado ponto. Interrompê-los precocemente é ir contra a sabedoria do corpo.

Luto, separações, frustrações devem ser sentidos e não podados. Não é errado ou pecado ficar triste por um motivo justo, só não devemos nos viciar no sofrimento.

Humanos têm a mania de consertar tudo e que desistir, descansar, recuperar as forças, repousar, deixar fluir, ficar triste ou recolhido é covardia ou perda. No entanto, muitas vezes, o melhor é render-se ao processo e deixar que a nova paisagem se reconfigure.

🦋



15/05/2024

Parente é...

Para pensar:

Se algumas pessoas não fossem teus parentes, tua família, manterias mesmo assim o contato com eles?

Se encontrasse estas pessoas, em outras circunstâncias, que não fosse pelo laço de parentesco, escolherias para serem tuas amigas?

14/05/2024

Não é (só) falta de noção, um escorregão ou sem intenção

Está aberta a temporada de lucrar com a tragédia. Cada visualização, cada clique, sempre que a gente entra no perfil desta (dita) gente, eles ganham, pois:

Engajamento = visualizações = $$$ (é isto o que este povo quer, mesmo passando ridículo).

Se puderem, não entrem nestes perfis que espalham boatos (fake news), mentiras, instigam o ódio e a divisão, fazem palhaçadas (pessoas no chuveiro ou tomando banho de mar e "homenageando" o Rio Grande do Sul) e outras atitudes que só visam nos criar curiosidade e ir lá clicar. 

12/05/2024

No meu planeta

No meu planeta não se edifica como na Terra, uma construção grudada na outra. Todas têm que ter um espaço mínimo, não só para termos ventilação e iluminação, mas, acima de tudo, muita Natureza original. São corredores, onde as espécies originárias podem continuar em seus lugares.

Vejo, neste planeta de vocês, onde me exilaram, as áreas naturais serem substituídas por edifícios, praças sendo vendidas e parques terem suas árvores arrancadas para se colocarem coisas e ajardinamentos artificiais e planejados. Juro que não entendo e lamento. Depois vocês se queixam de problemas climáticos, pandemias, perda da diversidade, não encontrarem remédios (estão destruindo fitoterápicos que curariam ou amenizariam muitas doenças).

Humanos terráqueos são estranhos...

👽

11/05/2024

Decência

Tenho a mania de encontrar a palavra, a expressão certa para situações.

Para quem ainda não sabe, estamos enfrentando, em meu estado, o Rio Grande do Sul (Brasil), a maior enchente de todos os tempos. Faz aproximadamente 15 dias. Cidades inteiras alagadas, pessoas que perderam TUDO, resgates, um filme apocalíptico, infelizmente, tornado real.

Pois no meio desta tristeza, se vê pessoas lucrando com isso, roubando doações, gerando conteúdo muito bizarro para conseguir likes, o que querem é aparecer e ter seguidores (consequentemente, lucro). 

Fiquei pensando na exata palavra e, como sempre, de repente encontrei: decência. Falta decência a esta gente. Existem muitas palavras e, embutidas nelas, o seu significado, que estão ficando para trás: honra, brio, decência, dedicação, consideração, respeito, caráter...

A questão não é ser pessimista, é construir uma cultura em que estas pessoas fiquem envergonhadas e não incentivadas a demonstrar estes comportamentos indecentes. E, preferivelmente, pensar em um modo de criar humanos mais solidários.

10/05/2024

Caráter

 É na adversidade que REALMENTE conhecemos o verdadeiro caráter das pessoas.

08/05/2024

"Humanos"

Minha teoria é que os primatas antropoides que se dizem humanos, na verdade ainda são apenas primatas antropoides. Humanos, mas humanos mesmo, a gente se torna. Ou melhor, deveria se tornar, mas a maioria vive uma existência sem desenvolver humanidade.
Alguns se gabam e até brigam para não serem chamados de animais (como se isso fosse xingamento!), mas não alcançaram nada que os diferencie além de um pouco mais de tecnologia e artefatos sofisticados. Só! 
Nem raciocínio e lógica possuem o suficiente. E não estou falando de populações castigadas com guerra e fome e que podem ter o desenvolvimento de seu cérebro e capacidades cognitivas e emocionais danificadas. Estou falando de pessoas com comida, família, conforto e, vários, até luxos!

🐒

07/05/2024

Pela recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APP), a recomposição das matas ciliares e o aumento do calado dos rios!

“Não adianta apenas resiliência ou mitigação de danos. O que precisa ser combatido é a causa da mudança climática. O que os governos estão fazendo é ligado à questão da resiliência e da mitigação de danos, tirando a população de locais atingidos, mas vão continuar fazendo aquilo que causa a crise climática”. 

Herverton Lacerda, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan)

Leia o texto completo em: https://sul21.com.br/noticias/meio-ambiente/2024/05/tragedia-historica-expoe-o-quanto-governo-leite-ignora-alertas-e-atropela-politica-ambiental/

06/05/2024

Um dos grandes problemas atuais é...

...a CARÊNCIA.
Já perceberam como as pessoas estão carentes? Vejam as redes sociais, em geral, são o espaço propício para quem é carente de atenção. Tem gente que posta tudo o que faz, outros inventam qualquer historinha para ganhar um joinha (like), outros se submetem ao ridículo ou até arriscam sua integridade, só para serem vistos. Parece um está gio do inferno de Dante, de mãos descarnadas, apontadas para a tela do computador e gritando "me veja, me veja!". 
Outros, na vida presencial, são os carentes de alguém que os ouça. Falam, falam, falam, sem quase respirar, sem ouvir as respostas, sem querer conversar, querem é vomitar sua carência. Tenho visto muitos destes, inclusive bem perto em meu círculo familiar e social. Por um lado fico compadecida, pois já consigo ver que a pessoa passa fome de atenção, por outro lado procuro ser "astuta como as serpentes" e não me deixar levar pelo vampirismo energético que costuma acompanhar este tipo de verborragia.
Diante disso, fico me perguntando que tipo de cultura estamos construindo que estamos propiciando o aparecimento de criaturas tão famintas de um olhar, uma palavra, um ouvido, um toque. Será que esta overdose de tantas telas, principalmente de smartphones, não está ajudando a não interagirmos por nossos sentidos? As pessoas falam contigo olhando, mas para a tela, nem ouvem bem o que dizes porque estão grudadas nas mensagens, nem te olham direito porque  a sirene das mensagens não dá descanso...Estamos deixando de usar nosso corpo e interagindo por meio de uma maquininha.
Lição: entender a profunda carência atual, mas não ser engolida por sua energia vampirizante.

05/05/2024

As pessoas acreditam no que querem acreditar

Pessoas fanatizadas, radicalizadas, obcecadas, não operam pela razão, pelo bom senso ou pela lógica. Argumentos não têm efeito sobre elas. É como alimentar a própria sombra, soprar na própria tormenta acima de sua cabeça.

Mantermos a nossa mente límpida, sã, pacífica e forte é o maior antídoto para não sermos escravizados pelas paixões do pensamento imerso em ódio.

03/05/2024

Viver o possível

Muitas vezes passamos a vida planejando um futuro que, talvez, não chegue. Geralmente planejamos a vida, mas ela tem vontade própria. Isso não é ruim, nos ensina que pouco ou (quase) nada está sob nosso controle e que devemos fazer o melhor com o que temos. 
Não podemos deixar para viver quando chegar a aposentadoria, só nas férias, quando tivermos dinheiro ou companhia. A vida não espera, a vida passa.
Faça o que der, com o que tem e usufrua. Não empurre para um tempo adiante. Isso não quer dizer que não deva ser previdente, planejar, mas não aposte todas as suas fichas em um futuro incerto, seja flexível.
Vida a vida possível agora.
Com paz de espírito, isso é tudo que precisamos!



02/05/2024

Os anônimos

Há uma multidão de sábios, heróis e de santos, anônimos.
Lá de vez em quando se vê alguma reportagem ou comentário sobre eles.
Podem ser:

  • aquela vizinha quieta que alimenta animais, 
  • aquele senhor que conserta ou faz algo para os outros gratuitamente (cadeiras de roda, bicicletas, brinquedos...),
  • a mulher que planta no condomínio, que embeleza ruas e praças,
  • o rapaz que doa sangue,
  • a professora que dá aulas de reforço de graça,
  • o homem que vive na simplicidade voluntária para poder usar parte de seu dinheiro para colaborar com algum bem a outros...

Tanta gente, tanta gente!
Então, quando você ver aquela notícia exageradamente apelativa, pense que para uma, existem centenas de anônimos que, atualmente, não serão mostrados, mas que estão por aí e ninguém nota, ninguém vê.